MLP

Programa Nascer Livre para Brilhar.

Nascer Livre para Brilhar

A campanha nacional “Nascer Livre para Brilhar” foi lançada em Dezembro de 2018, em Luena, no Moxico, pela primeira-dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço.

O programa tem por objectivo principal a redução da transmissão do HIV/Sida de mãe para filho. A meta estabelecida para a primeira fase do programa é reduzir de 26% (2019) para 14% até 2021. A mesma visa trazer à consciência e priorizar a problemática vivida por todos os países do continente e reforçar o compromisso político de todas as Nações Africanas, no que diz respeito à redução da mortalidade Materno Infantil. O programa assiste actualmente mais de 3.000 mulheres, em todo o país.

...

Campanha nacional

A campanha consiste na realização de palestras de sensibilização nas comunidades, centros de saúde e de acolhimento, dirigidas especialmente aos jovens em idade sexualmente activa, onde vão estar envolvidos representantes das comissões de moradores, empresários e entidades religiosas.

O plano operacional da campanha "Nascer Livre para Brilhar" está subdividido em quatro eixos, em que o primeiro e segundo pontos definem a prevenção primária da doença, o programa de corte de transmissão vertical, tratamento pediátrico e assistência continuada.

O terceiro diz respeito ao seguimento do tratamento dos doentes, com medicamentos suficientes, a partir dos postos, centros e hospitais de referências.O quarto eixo visa a mobilização de meios e bens de primeira necessidade, para apoiar os pacientes com HIV/SIDA.

A Maternidade Lucrécia Paim

No contexto do programa “Nascer livre para brilhar”, a Maternidade Lucrécia Paim, em 2019 acompanhou 1.774 mulheres seropositivas e no primeiro trimestre deste ano tem seguido 404 outras. A taxa de infecção na Maternidade é de 1%.

A Maternidade Lucrécia Paim, por ser o maior centro de atendimento à mulher, com o maior número mensal de partos no país, está totalmente engajada na campanha “Nascer livre para brilhar”, em todos os aspectos, quer físico e psíquico das crianças.

As crianças seropositivas são acompanhadas até aos 8 meses de vida, após este período elas são encaminhadas para o Hospital Pediátrico para seguimento.


Endereço

Avenida Comando Gika, Largo da Sagrada Família, Alvalade, Luanda, Angola

Responsive image

Contactos

(+244) 996 340 816, (+244) 922 202 260
utente@lucreciapaim.org


2020 © Maternidade Lucrécia Paim.
Directora Geral : Profº Dra. Maria Manuela Mendes. Todos os direitos reservados.

Powered by Responsive image