Width 25%

Lidando com a febre em recém-nascido e bebés.

INTRODUÇÃO

Quando o corpo de uma pessoa está quente, diz-se que ela tem febre. A febre elevada pode ser perigosa, principalmente em recém-nascidos e bebés.

O aumento da temperatura corporal no bebé só deve ser considerada febre quando passa dos 37,5ºC, em uma medição na axila (38,2º C no reto). Se a temperatura do bebé estiver igual ou abaixo dessa temperatura, não é motivo de preocupação.

...

Criança com febre

Uma febre significa que o corpo do bebé está lutando contra uma infecção. Ao desconfiar que o bebê está com febre deve-se medir a temperatura com um termômetro, e observar se existem outros sintomas que possam ajudar a identificar a causa desta febre.

As causas mais comuns de febre:

Nascimento dos dentes: Geralmente acontece a partir do 4º mês e pode-se observar a gengiva inchada e o bebé tem sempre a mão na boca, além de babar muito;
Reação após a toma de alguma vacina: Surge algumas horas depois de tomar a vacina, sendo fácil relacionar que provavelmente a febre é uma reação natural do sistema imunológico;
Constipação: Se a febre surgir durante ou depois de um resfriado ou constipação, pode-se suspeitar de sinusite, inflamação do ouvido ou da garganta. O bebé pode não apresentar catarro, nem parecer constipado, mas o tecido interno do nariz e da garganta podem estar inflamados, causando febre;
Pneumonia: Os sintomas da gripe se tornam mais intensos, a febre aparece e o bebé demonstra dificuldade para respirar. Em casos como este os pais devem levar o bebé a uma consulta médica.
Infecção urinária: A febre baixa (37,5ºC) pode ser o único sinal em crianças com menos de 2 anos, mas podem surgir vômitos e diarreia, dor abdominal e perda do apetite. Em casos como este os pais devem levar o bebé a uma consulta médica.
Malária: A febre a malária “vai e vem” e é geralmente acompanhada de arrepios de frio, tremores e suores. Em casos como este os pais devem levar o bebé a uma consulta médica.
Catapora: Há febre e bolhas na pele que coçam, perda do apetite e dor abdominal também podem surgir. Observando estes sintomas os pais devem levar o bebé a uma consulta médica.
Sarampo: A febre que persiste por 3 a 5 dias, e geralmente há sinais de tosse, nariz escorrendo e conjuntivite, além de manchinhas escuras na pele. Observando estes sintomas os pais devem levar o bebé às urgências de um hospital.

Dicas para baixar a febre do bebê

O que se aconselha fazer para baixar a febre do bebé é:

• Verificar se o ambiente está muito quente e torná-lo mais fresco e arejado.

• Trocar a roupa do bebê por uma roupa mais leve e fresca;

• Dar um banho, com água morna quase fria, no bebê. A temperatura da água deve estar ao mais próximo dos 36ºC, que é a temperatura normal da pele.

• Colocar uma toalhinha molhada em água fria na testa e nos pulsos do bebê também pode ajudar a baixar a febre.

Se a febre não baixar em meia hora, o médico deve ser consultado, principalmente se o bebê estiver muito irritado, chorar muito ou estiver apático. Especialmente quando o bebé tem menos de 3 meses de vida.

O uso de medicamentos só deve acontecer com orientação médica.

...


Endereço

Avenida Comando Gika, Largo da Sagrada Família, Alvalade, Luanda, Angola

Responsive image

Contactos

(+244) 996 340 816, (+244) 922 202 260
utente@lucreciapaim.org


2020 © Maternidade Lucrécia Paim.
Directora Geral : Profº Dra. Maria Manuela Mendes. Todos os direitos reservados.

Powered by Responsive image