MLP

Covid-19 e Gravidez

INTRODUÇÃO

Considerando a conjuntura atual, fomos tentar saber qual o impacto do novo COVID-19 sobre a gravidez. O que fazer se estiver grávida e for diagnosticada? O vírus pode afetar o bebé ainda no útero da mãe?

Diante do estado de alerta que o país vive actualmente, é comum as nossas utentes sentirem alguma preocupação relativamente ao impacto do novo COVID-19 sobre a gravidez e a saúde do bebé.

Por isso mesmo, decidimos pesquisar o que dizem os especialistas sobre o Impacto da COVID-19 sobre a gravidez. A instituição norte-americana Centers for Disease Control and Prevention (CDC) publicou as perguntas mais frequentes com as respectivas respostas, como publicamos abaixo:

...

1 - Na gravidez, qual é o risco de contrair COVID-19? As grávidas estão mais suscetíveis de contrair o novo vírus?

A informação disponível ainda é escassa e pode mudar a qualquer instante, mas parece que gestantes não são grupo de maior risco, ou seja, não desenvolvem sintomas mais graves do que outras pessoas. Em uma análise de 147 mulheres, apenas 8% tinham doença grave e 1% estava em condição crítica.

2 - Se uma grávida contrair COVID-19, a gravidade da doença poderá ser maior do que seria no público em geral?

Não se sabe ao certo se o impacto de uma infeção por COVID-19 poderá ser mais grave numa grávida do que noutras pessoas.
No entanto, com os vírus da mesma família do COVID-19, e outras infeções respiratórias virais, como é o caso da gripe, as mulheres apresentam um risco de doença mais grave.

A grande maioria das mulheres experimentará apenas sintomas leves ou moderados do tipo resfriado / gripe. Tosse, febre e falta de ar são outros sintomas relevantes.

Sintomas mais graves, como pneumonia e hipóxia acentuada, são amplamente descritos em pessoas idosas, imunossuprimidas, com diabetes, câncer e doenças pulmonares crônicas. Esses sintomas podem ocorrer em mulheres grávidas, portanto devem ser identificados e tratados prontamente.

3 - Uma grávida infetada com COVID-19 pode transmitir o vírus ao feto ou recém-nascido?

Atualmente, desconhece-se se o vírus COVID-19 poderá ser transmitido da grávida para o feto ou da mãe para o recém-nascido.

A opinião de especialistas é que é improvável que o feto seja exposto durante a gravidez. Foram testados líquido amniótico, sangue do cordão umbilical, placentas e amostras de leite materno de mães infectadas com o COVID-19 e todas as amostras com resultado negativo para o vírus.

4 - Via de parto em gestantes com diagnostico de COVID-19?

A menos que hajam complicações respiratórias urgentes da mãe, não há evidências que favoreçam um modo de nascimento em detrimento de outro e, portanto, a via de parto (normal ou cesárea) deve ser discutida entre o médico e a mulher, levando-se em consideração a preferência da mãe ou possíveis indicações ou contraindicações obstétricas observadas pelo médico. Dada a falta de evidência em contrário, o pinçamento tardio do cordão ainda é recomendado após o nascimento, desde que não haja outras contra-indicações.

5 - Se uma grávida tiver COVID-19 durante a gestação, o bebé ficará afetado?

À semelhança das questões anteriores, ainda não se sabe que riscos poderá ter um bebé, cuja mãe tenha sido infetada com COVID-19 durante a gravidez.

Foram identificados problemas relacionados com a gravidez ou parto em bebés que nasceram de mães infetadas com COVID-19 durante a gestação. Mas não houve confirmação de que estes problemas estavam de facto relacionados com a infeção da mãe pelo vírus.

Actualmente, não existem dados sugerindo um risco aumentado de aborto espontâneo ou perda precoce da gravidez em relação ao COVID-19. Como não há evidências de infecção fetal intrauterina com COVID-19, atualmente é considerado improvável que haja efeitos congênitos do vírus no desenvolvimento fetal.

6 - De que forma podem as grávidas proteger-se do vírus COVID-19?

Dada às circunstâncias de transmissão do SARs-COV2, o melhor é evitar sair de casa e evitar contacto com pessoas que estejam em circulação frequente.
Contudo, se tiver mesmo que sair de casa, as medidas de proteção a tomar são as mesmas recomendadas para o público em geral:

  • Cobrir o rosto ao tossir ou espirrar (para o cotovelo é uma boa forma).
  • Evitar contato com pessoas doentes.
  • Lavar as mãos com água e sabão durante 20 segundos e usar um desinfetante ou álcool nas mãos.
Face à incerteza das respostas, pois ainda não existem estudos suficientes para apresentarmos conclusões concretas, o melhor será as grávidas protegerem-se ao máximo do Coronavírus.

P.S: Mulheres grávidas só podem fazer medicação estritamente sob orientação médica.

*Fontes: Centers for Disease Control and Prevention (CDC) / “Guidelines for Pregnant Women With Suspected SARS-Cov-2 Infection” –

The Lancet e “Coronavirus (COVID-19) Infection in Pregnancy” – The Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG).

...


Endereço

Avenida Comando Gika, Largo da Sagrada Família, Alvalade, Luanda, Angola

Responsive image

Contactos

(+244) 996 340 816, (+244) 922 202 260
utente@lucreciapaim.org


2020 © Maternidade Lucrécia Paim.
Directora Geral : Profº Dra. Maria Manuela Mendes. Todos os direitos reservados.

Powered by Responsive image