Width 25%

Os pioneiros da Ginecologia e Obstetrícia em Angola.

Queremos destacar os pioneiros que estiveram na base da formação dos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia em Angola.

Manuel Pedro Azancot de Menezes

(in memorian)

Natural de São Tomé e Príncipe, chegou em Angola ainda menino, na cidade do Lubango. Médico licenciado pela Universidade de Lisboa em 1948. Especialista em Cirurgia-geral e Ginecologia pela Universidade de Lisboa. Iniciou sua carreira hospitalar como Cirurgião Geral em Lisboa.

Passou por Cabo Verde (1954/1956), Timor Leste (1957/1963) Em Angola trabalhou nos Hospitais Centrais no Moxico, em Benguela e em Malanje (1964/1972) Na capital, Luanda trabalhou no Hospital de São Paulo ( actual Américo Boa Vida) até 1975.

Esteve como Director Clínico na Maternidade de Luanda (actual MLP) de 1975 a 1983.
Chefe do departamento de Ginecologia e Obstetrícia, da Faculdade de Medicina de Luanda ( actual UAN) 1972 /1983) Faleceu em Luanda em 1984.

João Baptista de Castro Vieira Lopes

(in memorian)

Nascido na cidade de Luanda, província de Luanda Médico licenciado pela universidade de Coimbra-Portugal (1952/1959) Trabalhou no Serviço Nacional de Saúde da Argélia (1963) Fez residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Universitário de Argel (1963) Como médico, chefe dos SAMM da 2ª Região Político Militar Norte, criou o primeiro centro de formação para Auxiliares de Enfermagem e a 1ª Edição da Cartilha para Enfermeiros Auxiliares desta região.

De volta à Luanda, trabalhou como médico no Hospital de Traumatizados do Prenda(1976) Passa a integrar o corpo clínico do Centro Materno Infantil Augusto N’gangula. Torna-se Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (1978) Em 1984 é nomeado Leader da Resolução dos Problemas das Pacientes com Fístulas. Chefe de Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM/UAN (1983/2000) Faleceu em Luanda em 2012.


Cristina Odete Teixeira Antunes Duarte de Sá -Tina Dibala

(in memorian)

Médica licenciada pela faculdade de medicina Comenskelo Bratislava- Tchecoslováquia em 1972 Concluiu especialidade de Ginecologia e Obstetrícia em 1979, pela Universidade de Comenskelo Bratislava – Tchecoslováquia.

Foi uma das primeiras médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia nomeada como Directora Geral da Maternidade Lucrécia Paim
Actualmente integra o serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Clínica Sagrada Esperança.

Madalena Ferreira Gonçalves Miguel Nogueira.

Nascida em Luanda, província de Luanda. Médica licenciada pela Faculdade de Medicina de KurKov-Ucrânia (1971).

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia em 1989, na Maternidade Lucrécia Paim - Hospital Escola. Docente da Faculdade de Medicina da UAN -Professora Assistente Foi outorgada com o título de Herói Nacional da Guerrilha e Clandestinidade. Esteve como uma das primeiras Directora Geral da Maternidade Lucrécia Paim.


Nestes 45 anos de história da Ginecologia e Obstetrícia em Angola pós independência, temos que ressaltar o trabalho de grandes profissionais que dedicaram o seu tempo e entusiasmo para consolidar os cuidados à Saúde da Mulher angolana.

Algumas personalidades merecem toda a nossa consideração, pois, revolucionaram a trajectória da especialidade, venceram inúmeros preconceitos e marcaram profundas transformações para a afirmação da Ginecologia e Obstetrícia, como uma área de grande relevância para o desenvolvimento social do país.

Precisamos destacar o trabalho de médicos como: Drª. Vivalda Tendinha, Dr. José Gil Ferreira, Drª. Judith Ferreira, Drª. Prazeres Teresa Tomé, Drª. Ana Van-Dúnem, Drª. Manuela Mendes, Dr. Pedro de Almeida, Dr. Tiago Muhongo, Dr. Paulo Campos, Drª. Miraldina Manuel, Dr. Alexandre Reis, a quem devemos muito os conceitos actuais de uma obstetrícia científica e séria, apesar dos recursos limitados.